SUSTENTABILIDADE SOCIAL – Respeite seus colaboradores

segunda-feira, 3 de agosto de 2009



Ser sustentável socialmente requer atuar com responsabilidade frente a sociedade envolvida junto ao negócio e nesse cenário estão os clientes, fornecedores, funcionários e regiões inteiras que são beneficiadas das ações da empresa. E é sobre os funcionários que daremos atenção especial no post de hoje:

Inicialmente vamos analisar cenários problemáticos e mais uma vez vou utilizar uma experiência própria para exemplificar fatores críticos que influenciam a motivação e produtividade de funcionários.

Problema 1 – Distorção do Job Description
Recentemente fui contratado para desenvolver atividades de Marketing e Vendas no segmento do Turismo. Ao iniciar minhas atividades percebi uma distorção frente as atividades que Eu deveria exercer e as que me foram delegadas durante o trabalho. Eu passava a maior parte do horário comercial em atendimento de suporte aos clientes e não conseguia exercer as funções de Marketing e Vendas. Nas poucas vezes que esboçava exercer ou simplesmente comentar ações de gestão de Marketing e Vendas fui restringido pela direção.
Imagina minha motivação em entender que as atividades de Marketing e Vendas se tornaram em uma função de Atendimento a Clientes via telefone, ou melhor, telemarketing.

Problema 2 – Falha no pagamento de benefícios
Durante os 30 dias de trabalho tive que pagar os custos com alimentação e refeição por conta própria e posteriormente solicitar o reembolso dos valores gastos. Normalmente a devolução desses valores era reembolsada depois de solicitar o reembolso por mais de duas vezes.
Embora os valores desses benefícios não fossem tão altos, gerou um grande descontentamento com os procedimentos ilegais e imorais aplicados pela empresa.

Problema 3 – Falha no pagamento de remuneração
A remuneração nesta experiência profissional consistia em remuneração fixa e comissionada. Como um procedimento normal, questionei a base de calculo dessa comissão, tais como porcentagem, metas, objetivos... Eu não tive resposta, ficou para uma conversa futura que nunca aconteceu.
Ao questionar os empregados atuais da empresa fui informado que a diretoria da empresa não divulgava essas informações e que só era possível saber o valor da comissão no período do pagamento quando já tínhamos um valor calculado, sem detalhes de como se chegou naquele valor.

Os problemas percebidos logo no primeiro mês de trabalho reduziram minha motivação e produtividade. Passava horas pensando nesses problemas e quando chegou o período de pagamento fiquei tão ansioso que quase não consegui trabalhar, imaginando que levaria um calote e como faria para pagar minhas contas.

Logo após encerrar minhas atividades naquela empresa fiquei imaginando o porquê as coisas não deram certo. A empresa pagou os valores devidos uma semana após minha saída e acabei concluindo como falhas de gestão de pessoal e o não cumprimento das obrigações trabalhistas prejudicaram a motivação de funcionários.
O custo para a empresa é muito maior nessa situação, pois a empresa perde em produtividade, em ambiente coletivo, perde funcionários e perde no custo de contratação de novos funcionários, além do risco de levar um processo trabalhista e aumentar seus prejuízos financeiros
. Tudo isso devido uma falha no processo de gestão de pessoal.

Cumprir as leis trabalhistas, efetuando pagamentos nas datas de vencimento previamente combinadas, honrando seus deveres trabalhistas e cumprindo o job description para o qual seus funcionários foram contratados sem grandes distorções certamente promoverão uma base de confiança e comprometimento de seus funcionários.

Embora muita gente acredite que sustentabilidade seja a responsabilidade com o meio ambiente, reafirmo que ser sustentável é ser responsável economicamente, socialmente e com o meio ambiente e a Sustentabilidade Social é a responsabilidade mais importante para que cada empresa mantenha seus colaboradores motivados e tranqüilos para desenvolver seus trabalhos com boa produtividade.

0 comentários:

Postar um comentário