ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

quinta-feira, 21 de maio de 2009



Questões relacionadas a SUSTENTABILIDADE estão ligadas tanto as questões sociais como empresariais. O tema amplamente discutido ganha força em ambientes mais diversos.
Nesse sentido percebemos uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos.
Em 1999, foi lançado o Dow Jones Sustainability Index, o primeiro indicador de performance financeira das empresas lideres em sustentabilidade a nível global. O indice relaciona as empresas que se destacam em suas atividades economica, social e ambiental.
Os investidores valorizam empresas com este índice por perceberem que elas irão gerar valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.
No Brasil a BOVESPA, 2005, junto a outras instituições uniram esforços em criaram um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Segundo a Bovespa o ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Como funciona - Para avaliar a performance das empresas listadas na BOVESPA com relação aos aspectos de sustentabilidade, o Conselho criado pela Bovespa e Instituições como ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, consideraram pertinente contratar uma instituição com expertise nessas questões – o Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (CES-FGV). Desta forma foi formulado um questionário para verificar o desempenho das empresas que possuem suas ações a bolsa de valores de São Paulo, verificando de forma integrada elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Tal questionário sofre atualização periódicas com o objetivo de manter sua avaliação de acordo com as demandas contemporâneas da sociedade.
Resultados - Em seu primeiro ano, 2006, o ISE teve melhor desempenho que o IBovespa, já em 2007 o desempenho foi semelhante, porém em 2008 o ISE acumulou mais perdas que o IBovespa, mostrando que o investimento sustentável ainda é sensivel ao efeito da crise, porém possui forte tendência a valorização nos proximos anos.
O que vale é investir em SUSTENTABILIDADE.

0 comentários:

Postar um comentário