Economia Sustentável - A Economia Verde

domingo, 17 de maio de 2009



Há poucas coisas na vida que podemos definir como uma UNANIMIDADE, porém a Sustentabilidade é uma delas. Certamente ao perguntarmos se devemos ser sustentáveis, dificilmente encontraremos alguém que tenha uma resposta negativa. Tal unanimidade gera discussões sobre o tema, iniciativas sociais, adaptação para concepção da ética, ações empresariais, ações individuais, ou seja, um ambiente voltado para o pensamento sustentável. Esse momento que se constrói frente ao pensamento sustentável promove mudanças e o ambiente empresarial se renova e nasce as Inovações Sustentáveis ou a Economia Verde.

Atualmente encontramos no mercado empresas que nascem com seu Planejamento Estratégico totalmente voltado para sustentabilidade. E lucram.

No post de hoje vou falar de uma empresa chamada CBPAK

A empresa produz embalagens biodegradáveis. Sediada em São Carlos - SP - Brasil, fundada em 2002, a empresa nasceu produzindo opções sustentáveis em concorrência ao uso indiscriminado das tradicionais embalagens plásticas que prejudicam o meio ambiente, utilizadas na maioria do varejo brasileiro e mundial.

A tecnologia utilizada pela empresa produz embalagens utilizando como matéria prima o “Amido de mandioca”, ou seja, se produz através de matéria prima renovável e nasce um produto biodegradável, que se desintegra no ambiente sem poluir. A tecnologia da CBPAK desenvolve embalagens que se desintegram no meio ambiente em 18 semanas.

Suas embalagens já são utilizadas na rede varejista Wall Mart. A rede de hipermercados tem como objetivo desenvolver suas atividades com responsabilidade econômica, social e ambiental e esse objetivo se estende à escolha dos fornecedores. A escolha da CBPAK pelo Wall Mart demonstra a atenção que grandes grupos empresariais possuem para a causa sustentável.

Outra varejista cliente da CBPAK é o Pão de Açucar que em sua loja verde, recém inaugurada em Indaiatuba, mantém uma estrutura totalmente sustentável, reduzindo o consumo de energia, a produção de lixo e ofertando uma extensa linha de produtos orgânicos.

A empresa também atende o setor de reflorestamento com seus produtos utilizados na produção de mudas.

Resumindo... A pressão da sociedade para o uso de embalagens ecologicamente corretas criou uma oportunidade e a CBPAK desenvolveu um produto que atende um mercado novo e crescente.


Aos empreendedores... Esse é um exemplo inspirador e inovador, basta inovar ou tenha em seu negócio, fornecedores como a CBPAK.

Felicidades e Lucro para SUSTENTABILIDADE.

Acesse o site da CBPAK: http://www.cbpak.com.br/

1 comentários:

Ananias Matos disse...

Existe muitos modelos que podemos falar. Participe do evento Eco Business Show

Postar um comentário