Projeto SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

domingo, 7 de junho de 2009



Recentemente encontrei uma proposta de serviços de consultoria ambiental que se destaca não apenas pela sua proposta dos resultados, mas pela forma como é organizada, de forma didática, rápida e que propõe autonômia em ações de sustentabilidade ambiental para o empreendedor.

O serviço é ofertado pela Silva e Porto Consultoria Ambiental de Americana-SP e é chamado de Projeto SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

O Projeto tem como objetivo difundir o conceito de SUSTENTABILIDADE entre as empresas e cidadãos. Este projeto possui uma estrutura diática que é construida sobre o termo REPENSAR, uma provocação a repensar nosso modo de viver e de produzir para alcançar o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, onde cada letra da palavra repensar indica uma ação do projeto. Totalmente didático e de facil entendimento.
  • Reduzir o consumo de recursos naturais e energia.
  • Eliminar substâncias tóxicas e persistentes.
  • Propagar o conceito de sustentabilidade.
  • Empregar energia limpa.
  • Notar a importância das pessoas.
  • Substituir materiais virgens por materiais reciclados.
  • Abolir o envio de resíduos para destinação final.
  • Reutilizar e remanufaturar materiais, produtos e equipamentos.
O projeto esta em conformidade com as normas do certificado de qualidade ISO14001 e pode elevar o desempenho do sistema de gestão ambiental (SGA) quando já existente na empresa.
Na prática, a entrega deste serviço propõe algo mais, que é uma organização didática que beneficia o fácil entendimento dos gestores da empresa. Sua implantação é divida em etapas pré definidas:
Etapa 1: Avaliação das condições e da estrutura de Gestão Ambiental da empresa.
Etapa 2: Criação de um Grupo ou Comitê de Sustentabilidade.
Etapa 3: Capacitação do Grupo para a prática da sustentabilidade, preparando seus membros para a difusão dos conceitos de sustentabilidade por toda a empresa.
Etapa 4: Capacitação de todas as pessoas da empresa para a prática da sustentabilidade.
Etapa 5: Formulação de objetivos e metas de sustentabilidade.
Etapa 6: Definição de Indicadores de Sustentabilidade para medir o progresso da empresa.
Etapa 7: Elaboração de Planos de Ação para a implantação de medidas práticas de sustentabilidade em todas as áreas da empresa.
Etapa 8: Definição de mecanismo de divulgação e avaliação dos resultados obtidos.
Etapa 9: Apoio técnico e acompanhamento da implantação.

O projeto leva apenas seis meses para ser implantado em empresas que já possuam uma organização minima de gestão e propõe que após a implantação a empresa aprenda e tenha know-how para continuar com autonomia no caminho da sustentabilidade.

Os resultados da implantação deste projeto são potencializar os resultados econômicos e ambientais, atrair e fidelizar clientes ambientalmente exigentes, fortalecer a imagem institucional, criar um poderoso diferencial de mercado, atrair publicidade espontânea, maximizar os resultados do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado, elevar a qualificação dos fornecedores.

Resumindo o serviço proposto: Ao contrata-lo, a empresa será organizada para responsabilidade ambiental, obterá conhecimento para desenvolver a sustentabilidade ambiental, conquistará resultados práticos para as principais questões ambientais, tudo isso entregue de forma rápida.

Empresários - Um serviço com tais caracteristicas pode ser a solução para muitas empresas que não sabem como fazer sustentabilidade, ou não sabem onde aprender e ou não sabem como seguir investindo em sustentabilidade. Parece uma opção coerente para a necessidade do setor corporativo brasileiro.
Obs.: Se alguém conhecer serviços ou cases voltados para questões ambientais, envie-nos para o e-mail cleber.maciel.marketing@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário