SUSTENTABILIDADE NO VAREJO

quinta-feira, 4 de junho de 2009



Em busca de um case que destaca-se uma ação simples e eficiente para sustentabilidade ambiental encontrei um ótimo exemplo de que basta inovar:
As sacolas plásticas são grandes vilãs da natureza: como somente 1% delas é reciclada, boa parte acaba despejada no oceano – o que já comprometeu 200 espécies de vida marinha, segundo relatório anual da organização não-governamental WWF de 2005. Ciente desse e de outros problemas, a rede de supermercados Floresta, do interior do Rio de Janeiro, implantou em maio de 2008 um bem-sucedido projeto para reduzir o uso de sacolas plásticas em suas 15 lojas de varejo. Com a criação de sacolas ecológicas acessíveis e um programa de premiação a clientes, funcionários e comunidade, obteve uma redução de quase 20% na utilização de sacolas plásticas num prazo de seis meses.

Supermercados Floresta
A rede de supermercados Floresta foi fundada em 1952, em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro. Atualmente, tem 15 lojas de varejo em seis municípios (Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Angra dos Reis, Valença e Barra do Piraí) e uma loja que vende atacado e varejo em Volta Redonda, chamada Pinheirão. O Floresta conta com 1.400 funcionários e emprega mais de 200 adolescentes empacotadores em um premiado programa de aprendizagem de menores – por causa dele e de outras ações de sustentabilidade, o Floresta foi agraciado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro com o título de Empresa Cidadã por dois anos consecutivos.
Em 2001, o Floresta fundou a MaxiRede de Supermercados, junto com outras três empresas: Alto da Posse, Real de Éden e Valente (que se retirou em 2006). Em janeiro de 2009, a Maxi Rede se uniu a outros seis grupos para criar uma nova rede de supermercados, o Floresta Supermarket, com cerca de 90 lojas.


Principais Ações
Para conseguir bons resultados nas suas ações socioambientais, o Floresta deu os seguintes passos:

  • Incluiu o tema Sustentabilidade no Planejamento Estratégico de 2006/2007/2008;
  • Produziu modelos de sacolas ecológicas acessíveis, feitas de banners promocionais reutilizados, ráfia, juta e garrafas PET recicladas, com valores entre R$ 1,99 e R$ 9,98 – buscando parceiros entre os fornecedores, procurando utilizar como matéria-prima materiais da própria empresa (como banners promocionais) e de parceiros (como a Juta do Café Faraó e do Café Favorito) e empregando mão-de-obra de cooperativas de costureiras da região;
  • Criou um programa de premiação para os clientes deixarem de utilizar sacolas plásticas. Os Bônus Verdes (conquistados a cada vez que o cliente compra uma sacola ecológica ou deixa de utilizar sacolas plásticas) dão direito a concorrer, trimestralmente, a vários prêmios;
  • Não restringiu o estímulo aos clientes. Os funcionários foram valorizados e as lojas com maior adesão ao programa de substituição de sacolas plásticas por bolsas ecológicas passaram a concorrer a prêmios internos;
  • Procurou conscientizar a comunidade por meio de folhetos explicativos, por ações nas lojas e por um programa junto às escolas públicas, o Floresta Viva Vai à Escola;
  • Com a receita do programa de redução de sacolas plásticas, buscou fazer outras ações socioambientais e deu continuidade às que estavam em andamento, como a coleta do óleo de cozinha usado (Projeto Eco Óleo) e o recolhimento de outros materiais recicláveis (Projeto Reciclar) nas lojas de varejo.

Benefícios

  • Para a empresa, houve um ganho em termos de reputação e uma melhoria na relação com fornecedores, clientes e comunidade. O projeto tornou-se sustentável financeiramente e possibilitou o investimento em novas ações socioambientais;
  • Para os herdeiros da rede de supermercados, os primos Maycon, Bruno e Melissa Abrantes, que estão participando de um programa de sucessão familiar no Floresta, o sucesso do projeto criado e implantado por eles os habilita a assumir, futuramente, cargos diretivos na empresa. Além disso, o programa inspirou outros negócios na família. Bruno, por exemplo, abriu uma loja de roupas, calçados e acessórios ecologicamente corretos em Volta Redonda;
  • Para os clientes, há a possibilidade de comprar bolsas ecológicas acessíveis. Além disso, aderindo ao projeto, os clientes concorrem a prêmios. E eles também encontram nas lojas um meio de reciclar óleo de cozinha usado, garrafas PET e outros materiais recicláveis;
    Em relação aos funcionários, há uma melhora da autoestima, com a valorização da sua importância por meio de palestras e um programa de premiação interna;
  • Para os fornecedores, há a possibilidade de parcerias no projeto Floresta Viva, que permitem a associação de suas marcas às ações socioambientais;
  • Para o Banco Real, está sendo possível estreitar o relacionamento com um cliente afinado com a missão do banco. Após receber os donos do Floresta em um dos encontros que o Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade promove para empresas clientes e fornecedoras, o Real conquistou mais uma conta e mais um parceiro para o programa de reciclagem de pilhas e baterias, o Papa-Pilhas;
  • Para a comunidade, diversas ações do programa têm melhorado o padrão de vida e o envolvimento nas ações socioambientais. Para a confecção de sacolas ecológicas, o Floresta vem ajudando no sustento de dez famílias de costureiras da região. O projeto Floresta Viva promove um concurso de redação em escolas públicas na região, que premia estudantes e colégios com bolsas ecológicas, kits de produtos de empresas parceiras, bicicletas e computadores;
  • Quanto ao meio ambiente, a redução de 20% no uso de sacolas plásticas na rede Floresta em seis meses traz um grande impacto, pois, sem a iniciativa, elas dificilmente seriam recicladas e teriam como destino rios e oceanos. O sucesso do Floresta serve de exemplo para outras redes, o que tem o potencial de diminuir ainda mais o impacto ambiental. Outras ações tomadas pelo grupo também beneficiam a natureza, como a coleta de óleo de cozinha usado, para reciclagem, a utilização de papel certificado, uniformes ecológicos e lojas com menor utilização de energia.

Fonte: Banco Real - Sustentabilidade

Um grande exemplo: Encontrei sacolas ecológicas na rede de supermercados carrefour, bem localizado próximo ao caixa. Merchandising por uma causa? Poder ser, mas pode ser uma possibilidade de negócio, lucro e causa ambiental = Perfeição!!!

A crítica: Outras grandes redes como extra, pão de açucar e sondas dizer disponibilizar sacolas ecológicas. Eu fui e não achei. É necessário uma estratégia de merchandising para que as podres sacolinhos não "calcifiquem" no estoque!!!

Sugestão: A sacola poderia ser oferecida aos clientes pelo caixa. Ou use como exemplo a ação do mercado Floresta, motivar a utilização das sacolas é essencial!!

... Minha dispensa esta vazia... Advinha onde vou fazer compras???

1 comentários:

Estela Nober disse...

Eu já tenho duas ECOsacolas. Deveriam fazer modelos diferentes, ai eu teria mais!!!

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