ONGs e NEGÓCIOS - OPORTUNIDADE

sexta-feira, 5 de junho de 2009



Há algum tempo venho pensando nesse cenário para as questões de Meio Ambiente, Sociedade e Economia. Entre seus atores, vejo que as ONGs ligadas ao Meio Ambiente são as mais organizadas e possuem mais espaço na sociedade. Nesse cenário acredito que a mudança de posicionamento/postura dessas ONGs possa mudar sua participação de fiscalização junto ao mercado e assumir a posição de influenciadora.


Pensei e Pense... Muitas ONGs são vistas pelas empresas como “Pessoas do Mal” e as ONGs olham para muitas empresas como “Pessoas do Mal”, ou seja, parecem viver dois objetivos totalmente diferentes. Mas na verdade vivemos em uma mesma sociedade, temos como objetivo sucesso no presente e no futuro.

Resultado desse pensamento e de pesquisa constatei que a grande maioria das empresas simplesmente não sabem ser responsáveis quanto à sociedade, ao meio ambiente e a economia sustentável. Isso mesmo AS EMPRESAS NÃO SABEM SER SUSTENTÁVEIS. Identifiquei algumas respostas para essa ignorância na sociedade:

1. Não temos em nossa cultura ações sustentáveis pró-ativas. As crianças não aprendem isso de seus pais, familiares ou escolas;

2. As universidades não ensinam como fazer sustentabilidade. Apenas comentam e ensinam a como ter lucro a partir das diversas formas de troca (Oferta x Demanda);

3. Muitos setores da sociedade, como ONGs, dizem “ESTA FAZENDO ERRADO” ou “ESTA PREJUDICANDO”, mas não dizem COMO FAZER CERTO.

4. Quando o setor corporativo percebe que precisa fazer sustentabilidade, esse setor contrata um ambientalista ou especialista em sustentabilidade, mas os tomadores de decisão (CEO, FCO e outros) que não tem a cultura sustentável certamente vão torcer o nariz para as idéias do ambientalista/ especialista, e tentam fazer ajustes. FALHAM!!

5. Os lideres das empresas acham que não há viabilidade para desenvolver a sustentabilidade, ou seja, acreditam que é caro investir em questões sustentáveis.

6. Identifiquei que grandes empresas já investem mais e mais em questões sustentáveis (Ótimo). Mas Micro e Pequenas empresas NÃO SABEM como investir em Sustentabilidade e acreditam que seja algo de outro mundo.

7. SE A SOCIEDADE EMPRESARIAL APRENDER e FAZER SUSTENTABILIDADE A SOCIEDADE CIVIL ACOMPANHA E FAZ TAMBÉM. Força da influência para o bem!!!

Após identificar todas essas respostas percebi que há uma solução, que está muito próximo. Se as ONGs ambientais criarem núcleos de educação sustentável corporativa (Forma até uma sigla - NESCO) poderão ensinar muitas empresas a fazer sustentabilidade em seus negócios. Já existe uma pré-disposição do setor corporativo, mas alguém precisa mostrar como fazer.
A idéia é aliar o Know How que as ONGs possuem, com a necessidade das empresas. Como dizia minha Mãe “Juntar a fome com a vontade de comer”. Mas tudo isso feito em um cenário colaborativo e paciente, e não como um agente fiscalizador.

Acredito que tal ação, além de beneficiar a sociedade como um todo para questões ambientais, é uma forma de gerar mais recursos para ONGs e trazer para o ambiente corporativo uma consultoria altamente especializada e com um custo simbólico.

0 comentários:

Postar um comentário