SUA EMPRESA QUER ADERIR A SUSTENTABILIDADE?

segunda-feira, 25 de maio de 2009




Na próxima semana nosso blog SUSTENTABILIDADE e NEGÓCIOS irá dar dicas de como desenvolver ações sustentáveis em pequenas e micro empresas. O objetivo desses posts é desenvolver na prática a principal missão deste blog, que é "incentivar e promover ações sustentáveis para seu negócio".

Falaremos da sustentabilidade dividida em três pontos:

  • SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
  • SUSTENTABILIDADE SOCIAL
  • SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Reforçamos que os pontos não são três formas diferente de fazer sustentabilidade. Esse pontos se relacionam de forma bem intima e muitas vezes confundimos o que é social e ambiental e seu resultado econômico. A divisão proposta busca facilitar o entendimento para melhor aplicação em seu negócio.

Nesse periodo as enquetes trarão questões para escolhermos os temas preferidos. Os temas mais votados serão traballhados nos posts seguintes.

É uma oportunidade para você entender e perceber que não é dificil aplicar o desenvolvimento sustentável em seu negócio.

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

quinta-feira, 21 de maio de 2009



Questões relacionadas a SUSTENTABILIDADE estão ligadas tanto as questões sociais como empresariais. O tema amplamente discutido ganha força em ambientes mais diversos.
Nesse sentido percebemos uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos.
Em 1999, foi lançado o Dow Jones Sustainability Index, o primeiro indicador de performance financeira das empresas lideres em sustentabilidade a nível global. O indice relaciona as empresas que se destacam em suas atividades economica, social e ambiental.
Os investidores valorizam empresas com este índice por perceberem que elas irão gerar valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.
No Brasil a BOVESPA, 2005, junto a outras instituições uniram esforços em criaram um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Segundo a Bovespa o ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Como funciona - Para avaliar a performance das empresas listadas na BOVESPA com relação aos aspectos de sustentabilidade, o Conselho criado pela Bovespa e Instituições como ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, consideraram pertinente contratar uma instituição com expertise nessas questões – o Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (CES-FGV). Desta forma foi formulado um questionário para verificar o desempenho das empresas que possuem suas ações a bolsa de valores de São Paulo, verificando de forma integrada elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Tal questionário sofre atualização periódicas com o objetivo de manter sua avaliação de acordo com as demandas contemporâneas da sociedade.
Resultados - Em seu primeiro ano, 2006, o ISE teve melhor desempenho que o IBovespa, já em 2007 o desempenho foi semelhante, porém em 2008 o ISE acumulou mais perdas que o IBovespa, mostrando que o investimento sustentável ainda é sensivel ao efeito da crise, porém possui forte tendência a valorização nos proximos anos.
O que vale é investir em SUSTENTABILIDADE.

Economia Sustentável - A Economia Verde

domingo, 17 de maio de 2009



Há poucas coisas na vida que podemos definir como uma UNANIMIDADE, porém a Sustentabilidade é uma delas. Certamente ao perguntarmos se devemos ser sustentáveis, dificilmente encontraremos alguém que tenha uma resposta negativa. Tal unanimidade gera discussões sobre o tema, iniciativas sociais, adaptação para concepção da ética, ações empresariais, ações individuais, ou seja, um ambiente voltado para o pensamento sustentável. Esse momento que se constrói frente ao pensamento sustentável promove mudanças e o ambiente empresarial se renova e nasce as Inovações Sustentáveis ou a Economia Verde.

Atualmente encontramos no mercado empresas que nascem com seu Planejamento Estratégico totalmente voltado para sustentabilidade. E lucram.

No post de hoje vou falar de uma empresa chamada CBPAK

A empresa produz embalagens biodegradáveis. Sediada em São Carlos - SP - Brasil, fundada em 2002, a empresa nasceu produzindo opções sustentáveis em concorrência ao uso indiscriminado das tradicionais embalagens plásticas que prejudicam o meio ambiente, utilizadas na maioria do varejo brasileiro e mundial.

A tecnologia utilizada pela empresa produz embalagens utilizando como matéria prima o “Amido de mandioca”, ou seja, se produz através de matéria prima renovável e nasce um produto biodegradável, que se desintegra no ambiente sem poluir. A tecnologia da CBPAK desenvolve embalagens que se desintegram no meio ambiente em 18 semanas.

Suas embalagens já são utilizadas na rede varejista Wall Mart. A rede de hipermercados tem como objetivo desenvolver suas atividades com responsabilidade econômica, social e ambiental e esse objetivo se estende à escolha dos fornecedores. A escolha da CBPAK pelo Wall Mart demonstra a atenção que grandes grupos empresariais possuem para a causa sustentável.

Outra varejista cliente da CBPAK é o Pão de Açucar que em sua loja verde, recém inaugurada em Indaiatuba, mantém uma estrutura totalmente sustentável, reduzindo o consumo de energia, a produção de lixo e ofertando uma extensa linha de produtos orgânicos.

A empresa também atende o setor de reflorestamento com seus produtos utilizados na produção de mudas.

Resumindo... A pressão da sociedade para o uso de embalagens ecologicamente corretas criou uma oportunidade e a CBPAK desenvolveu um produto que atende um mercado novo e crescente.


Aos empreendedores... Esse é um exemplo inspirador e inovador, basta inovar ou tenha em seu negócio, fornecedores como a CBPAK.

Felicidades e Lucro para SUSTENTABILIDADE.

Acesse o site da CBPAK: http://www.cbpak.com.br/

Desenvolvimento Sustentável

sexta-feira, 15 de maio de 2009



Sustentabilidade - Encontramos essa palavra diariamente, nos meios de comunicação, no bate papo de jovens, no planejamento de algumas empresas, ou seja, observamos em todo momento. Já foi vista como modismo, como responsabilidade, como possibilidade de lucro, mas na verdade podemos dizer que é "MANUTENÇÃO da VIDA".
Podemos dizer que uma parcela importante da sociedade valoriza o termo "sustentabilidade". O tema já é discutido na escola em que meu filho estuda, e Ele tem apenas 5 anos. O tema é discutido nas Universidades, Escolas e nos filmes. Em pouco tempo teremos entre os livros mais vendidos, aqueles que descrevem um drama, onde a narrativa descreve problemas derivados da falta de sustentabilidade, seja economica, social ou ambiental. Imagino o titulo do filme "Sustentabilidade Abaixo de Zero" ou "A Era Sustentável". Teremos um Best-Seller.
Podemos afirmar que as maiores empresas já perceberam o que precisam fazer. Fazer sustentabilidade. Umas fazem continuamente e melhoram mais e mais, outras pensam que fazem mas não fazem nada além de comunicação, algumas fazem qualquer coisa e se posicionam como "icones em sustentabilidade". Porém é fato que sua responsabilidade não se restringe a ações de compra e venda e ELAS NÃO PODEM ERRAR. O julgamento é cada vez mais duro e um erro nessa questão pode prejudicar a imagem da empresa.

Aqui escreveremos, discutiremos e desenvolveremos ações sustentáveis. Do grande ao micro empresário. O maior objetivo é fazer com que as empresas percebam que é possível e necessário. O Blog que promove o desenvolvimento sustentável nos negócios!!


Por Cleber Maciel